Cafés por SP

Atualizado: Ago 6

Cafés por SP” é o nome de um projeto que surgiu por razões bem pessoais, mas principalmente por eu ter amigos e namorado “cafezeiros”, ou seja: completamente viciados em café, em seus vários tipos e métodos de preparo. Por isso, já que estávamos sempre descobrindo uma nova cafeteria, um novo método e um novo café, porque não aproximar isso da fotografia?


Dessa sacada, surge a ideia de fazer fotografias nas inúmeras e diferenciadas cafeterias que existem em São Paulo. Sou fotógrafa de gastronomia e arquitetura: portanto, estou acostumada a fotografar bebidas, comidas e lugares. Porém, o projeto é algo que desafia meu olhar: retratar uma paixão nacional e mundial, atentando para as particularidades de cada cafeteria e de cada método, é realmente desafiador.


O que é apaixonante é que se trata de um projeto totalmente autoral, que propicia descobertas e desafios, no cruzamento desses dois universos tão interessantes e apaixonantes: fotografia e o café. Fazer fotos de cafés é, muito mais que captar lugares e práticas, fotografar conceitos, vivências, interações.


Comecei esta jornada no SCADA Café, um lugar quase subterrâneo no cinema do Conjunto Nacional, ao lado da conhecida Livraria Cultura. É um lugar muito aconchegante, um refúgio no meio da Avenida Paulista. Por isso, é um ótimo ponto de encontro para reunir amigos, para uma reunião de negócios ou mesmo para relaxar sozinho, com um livro e com seu café.


Eu e meus companheiros de café provamos o orgânico e frutado (“difícil” tarefa...). Todos são especiais, com altas exigências na seleção dos grãos e de aromas e sabores deliciosos.




O atendimento é excelente e diferenciado: uma das baristas nos surpreendeu com um belo retrato de chocolate, que veio junto com o brownie que acompanhou (muito bem) um dos pedidos.




Nas fotos, retratei cafés de coador feitos na mesa pelos clientes, enfatizei o processo, que é um clássico e que tem uma grande carga emocional para muitas pessoas.

Deixando tudo mais bonito e humano, as pessoas preparando, servindo e aproveitando seus cafés, deixando claro o que realmente importa neste tipo de experiência: uma ampliação dos sentidos capaz de trazer à tona afetos, memórias e perspectivas.




O Café SCADA é uma franquia presente em vários estados. O que conhecemos fica na Avenida Paulista, 2073. A casa funciona das 13:30 às 21:30. Mais informações podem ser obtidas no site




Fotos: Priscila Furuli

#café #cafe #coffee #caféporsp #cafesporsp #cafescada #cafeterias #caféscada #foto #fotografia #fotografar #fotodecafe #fotodecafé #fotoscafeterias #gastronomia #cofelovers #cofelove #fotocafe #fotocafé #sãopaulo #saopaulo #sp


24 visualizações

Razão Social: Priscila de Oliveira Furuli - CNPJ: 17.543.219/0001-30 - São Paulo - SP

© 2020 Todos os direitos reservados. Proibido reprodução total ou parcial do conteúdo.
Desenvolvido por Rosy Gonzalez