top of page

Onnie Coffee Farmers Roasters – Da Fazenda ao Espaço

Atualizado: 6 de ago. de 2020


Onnie Coffe Farmers Roasters é uma cafeteria que fica dentro de uma galeria na Avenida Paulista. Por isso, pode se tornar um recanto e propiciar uma pausa ideal no meio do dia, para descansar da correria.



O lugar é cheio de quadros divertidos de temática espacial, (Onnie é um asteróide) com direito a ET tomando café. Além disso, a casa tem um ar descontraído, o que é ideal para relaxar e apreciar um bom café.



O Onnie, diferente de outras cafeterias, veio direto do campo: sua origem é a Fazenda Baobá, que fica em São Sebastião da Grama (SP), local de clima muito favorável para a produção de cafés especiais. A fazenda tem 15 anos de tradição e produz grãos 100% arábica, sendo vencedora de vários prêmios, inclusive o de 1º lugar no estado de São Paulo como grão natural, em 2018. A fazenda conta com 80 Hectares de plantação e todo o processamento do café é feito ali, do plantio até a embalagem, com total controle e a consequente alta qualidade.



O método que escolhi para experimentar desta vez foi o Hario V 60. (Aproveitando a pausa, uma curiosidade: “Hario” é o nome de uma empresa japonesa fundada em 1921 e que produzia instrumentos de vidro. Hoje, fazem diversos equipamentos e acessórios para extração de café e também de chás.)



O Hario é muito parecido com o famoso “Melitta”, mas com várias diferenças, o que faz com que caia no gosto de muitos Coffelovers. A estrutura tem detalhes muito particulares, com linhas espirais (ou veios) na parte interna e uma grande abertura na base do coador, que permite que a velocidade seja controlada. Assim, o café absorve a água durante o tempo necessário, resultando em uma bebida limpa e saborosa (sem aquele pozinho no fundo da xícara).



O filtro de papel utilizado também é diferente. Ao contrário dos tradicionais, é totalmente em formato de cone, o que permite que a filtragem seja por igual e que livra o fluxo de água de qualquer tipo de obstáculo.



O Hario é produzido com vários tipos de materiais e em 06 opções diferentes de tamanho. A opção menor (130gr/ml ou 1 xícara de café) e outra, que faz café para 3 xícaras (ou 390gr/ml), podem ser encontradas em plástico (cor vermelha ou transparente), porcelana (vermelha ou branca) e vidro. A gramatura da moagem deve ser de média para fina (na gramatura do açúcar cristal).



Como se trata de um método que qualquer pessoa consegue fazer em casa, o barista do Onnie nos forneceu uma receita:

  • Escaldar filtro de papel e esquentar o porta filtro

  • Descartar a água

  • Moer 12 gramas em moagem média-fina

  • Despejar em forma circular 30 gramas de água em 15 segundos

  • Deixe pré-infusionar por mais 15 segundos

  • Despejar em forma circular 150 gramas de água em 45 segundos

  • Atentar ao controle de fluxo da água.


Onnie Coffe Farmers Roasters, fica na Av. Paulista, 807, loja 58. A casa funciona nos seguintes horários: Segunda à Sexta: 7h as 21h; Sábados: 9h às 14h. Confira o Site.


Fotos: Priscila Furuli

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page